quarta-feira, 11 de junho de 2014

13 de Junho - Comemoração de Santo Antônio: Exu no sincretismo


      Dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, no calendário cristão. Reza que Santo Antônio é Santo Casamenteiro, já que ele entende os problemas sentimentais e materiais do ser humano, assim como Exus.  Para ambos o matrimônio sela um compromisso de continuidade dos homens por meio da família, portanto, aconteceu esse sincretismo.


                            O símbolo deste orixá é o falo, órgão sexual masculino, representando a fertilidade

       Exu é o movimento, a dinâmica da vida , promovendo a intercessão entre Criador e criaturas (comunicação) e a perpetuação dos seres (reprodução).   Suas características são: controvérsias, provocador, brincalhão, astuto, sensual, muitos o associam ao satanás.
       Por ferir a moral cristã, a Umbanda o aculturou como divindade em que se cultuam apenas espíritos homônimos de características analógicas.  
       O Exu é o orixá de ligação entre os homens e os outros orixás. Fato que o coloca próximo dos homens quase como uma cumplicidade, fazendo parte de suas vidas, desejos, ambições, sonhos, alegrias, tristeza etc. Por essa proximidade é chamado de compadre. No sincretismo judaico cristão, Exu foi associado com a imagem de Santo Antônio, sendo Exu o próprio sentido da vida, da criação, do bem viver.


SINCRETISMO

       Durante o período da Escravatura no Brasil, nas senzalas, para poderem cultuar os seus Orixás, Inkices e Voduns, os negros foram obrigados a usar como camuflagem altares com as imagens de santos católicos, cujas características melhor correspondiam às suas Divindades Africanas, e por baixo desses altares escondiam os assentamentos dos Orixás, dando assim origem ao chamado Sincretismo. 
       Mesmo usando imagens e crucifixos, os seus cultos e rituais inspiravam perseguições por parte das autoridades e pela Igreja, que viam o Candomblé como paganismo e bruxaria. Sabe-se hoje, segundo alguns pesquisadores, que este sincretismo já teria começado em África, induzido pelos próprios missionários para facilitar a conversão dos indígenas.
       Conhecendo as característica e atributos de cada Orixá, e conhecendo também os santos católicos, facilmente perceberá as razões que levaram ao Sincretismo ou correspondência de cada Orixá com um determinado santo católico.  

       Abaixo outros exemplos do Sincretismo entre Catolicismo e Religiões de matriz africana:


Fontes:
Candomblé - Sincretismo
Santo Antônio - Exú Bará


Nenhum comentário:

Postar um comentário